☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


sábado, 20 de outubro de 2007

Homenagem ao Dr. Paz, uma alma nobre, um médico humanista que deixou muitas saudades em todos os moçambicanos


O Dr. Paz com os seus dois filhos, em Moçambique


Um dos aviões do SMA: O CR-APC

A Frota Aeronáutica do SMA

Um artigo de um jornal, creio que sul-africano, sobre a expansão do SMA

O descerramento da placa toponímica pelos filhos do Dr. Paz, entre os quais o Professor Doutor José Rodrigues dos Santos, em Penafiel

Fonte Fotos:

O Dr. José Paz Brandão Rodrigues dos Santos, nascido em Penafiel a 13 de Outubro de 1934 e Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, deixou, com a sua partida em Janeiro de 1986, um extraordinário legado simbólico a todos nós que, vindos de Moçambique, sentimos um grande orgulho pela obra que este senhor exerceu naquelas terras como médico. Segundo palavras do seu próprio filho, o Professor Doutor José Rodrigues dos Santos (JRS), esse legado centra-se, fundamentalmente, num elevado espírito humanitário. Com efeito, o Dr. Paz, como era vulgarmente conhecido, exercia a sua actividade deslocando-se no seu CR‑AKS, uma vez que era, igualmente, um exímio piloto aeronáutico. Num país em que as grandes distâncias implicavam a deslocação via aérea, o Dr. Paz sabia maximizar a sua dedicação altruísta à saúde das populações moçambicanas, conjugando-a com a sua perícia no cockpit, criando em finais da década de 60, princípios da de 70, o Serviço Medico Aéreo (SMA), projecto financiado pela Gulbenkian e pela Cruz Vermelha Internacional, de acordo com JRS, numa entrevista online amavelmente concedida.
A família vivia em Tete e, em 1973, mudou-se para a então Lourenço Marques (hoje Maputo). Em 1974, JRS e o seu irmão vieram definitivamente para Portugal. Em 1975, ano em que se efectiva a independência de Moçambique, foi a vez de sua Mãe deixar Moçambique. Só em 1977, o Dr. Paz regressou à sua terra natal, ingressando no corpo de médicos do Centro de Saúde e do Hospital de Penafiel, tendo ocupado, igualmente, o cargo de Director dos Serviços de Saúde de Macau e o de Vice‑Presidente da Organização Mundial de Saúde para a Ásia.
A 12 de Setembro do presente ano, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Penafiel, uma homenagem ao Dr. Paz e ao seu irmão, o também médico Dr. Francisco José Brandão Rodrigues dos Santos, falecido a 18 de Abril de 2003, na qual estiveram presentes os familiares dos homenageados, entre os quais JRS e seu irmão. Esta homenagem pública consubstanciou-se à atribuição do nome destes dois ilustres médicos a duas ruas da sua cidade natal, finalizada com o descerramento da placa toponímica pelos seus familiares.
Alberto Santos, o Presidente da Câmara, frisando que se tratava “de uma homenagem a dois filhos da terra”, destacou a importância deste evento na valorização do património simbólico comunitário, afirmando: “É importante verificar que existe esta consciência de não esquecermos aqueles que serviram as suas terras. Na nossa memória está bem vincado o percurso de vida destes cidadãos. A sua ligação à terra de Penafiel levou-nos a querer perpetuar as suas memórias”.
Alberto Santos, referindo-se ao Dr. Paz, evocou-o como um modelo de humanismo, defendendo que “a circunstância de levar o nome de Penafiel por esse mundo, associada à causa social, à causa daqueles que mais precisam, uma causa de coragem em circunstâncias muito difíceis, tornou-o num cidadão não só de Penafiel, mas do mundo”.
Estranhamente, as autoridades governamentais actuais da terra que o Dr. Paz amou como sua e onde actualizou activamente esse vincado humanismo e forte espírito de responsabilidade social- Moçambique- ainda não o homenageou pelos louváveis serviços prestados às populações nativas e à nação em geral. Mas, conhecendo eu a gratidão daquelas gentes, certamente que o homenagearão em cerimónias não oficiais. Aliás, como acontece todos os anos na actual povoação de Chókwè ou Chokwé, na província de Gaza, cuja população se reúne ao redor da sepultura do Engenheiro Trigo de Morais para o homenagear, sentida e emocionadamente, pela forma como liderou o desenvolvimento do projecto do regadio do Limpopo, conferindo a esta área um grande potencial agrícola. Aliás, em Abril de 1964, esta povoação passou a denominar-se Vila Trigo de Morais, só depois da independência é que tomou a designação anteriormente citada (num post ulterior prestarei, igualmente, a minha homenagem a esta figura já mítica que soube tão bem dignificar a presença portuguesa em Moçambique!).
Homenagens que deveriam ser actualizadas, igualmente, pelas autoridades portuguesas ao nível central, uma vez que estes homens foram verdadeiros heróis que elevaram o nome de Portugal! Aqui fica a minha singela homenagem ao Dr. Paz, um grande homem que fez jus ao seu nome, levando a esperança e o humanismo a todos os locais de Moçambique que beneficiaram do seu altruísmo. Kanimambo, Dr. Paz!
Fontes:
(a) entrevista online ao Professor Doutor José Rodrigues dos Santos
(b) post nº 364 de Luísa Hingá no seu blog - http://voandoemmozambique.blogspot.com/ - no qual, a 20 de Setembro de 2007, já tinha evocado esta homenagem da Câmara Municipal de Penafiel ao Dr. Paz. Aliás, este blog foi, igualmente, a fonte da foto de um avião do SMA e da imagem relativa à sua Frota Aérea.
(c)http://www.cm-penafiel.pt/VSD/Penafiel/vPT/Publica/CentroComunicacao/Noticias/homenagempenafidelensesfbjosepaz.htm

Sem comentários: