☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Festival Au Désert...

Faz hoje uma semana, assisti a um magnífico concerto no CCB, integrado no Festival Au Désert, protagonizado por dois grupos africanos- na 1ª parte, Vieux Farka Touré, na 2ª, Tinariwen.
Foi de facto, uma catarse, dancei como já há muito tempo não o fazia, enlevada pelo ritmo da música do meu continente.
A música dos Tinariwen fez-me regressar a umas férias fantásticas que passei em Marrocos, onde percorri aquela terra de lés a lés, com um grupo de amigos, praticamente sem guia (só contratámos um guia quando fomos para o acampamento no deserto do Saara e na Medina de Fez- hoje não recomendaria a ninguém fazê-lo, os tempos mudaram e tornou-se um pouco perigoso). Neste acampamento, assistimos a um espectáculo dos homens azuis durante o jantar numa tenda sob o céu estrelado e límpido do deserto! Foi uma viagem inesquecível!
Salam Alecom!


Aqui têm a descrição do espectáculo retirada do site do CCB: http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/Musica/Pages/VIEUXFARKATOURÉ+TINARIWEN.aspx

"O DESERTO AQUI TÃO PERTO…

VIEUX FARKA TOURÉ + TINARIWEN
FESTIVAL AU DÉSERT
19 OUTUBRO – 21:00 – GRANDE AUDITÓRIO DO CCB
O deserto do Mali chega finalmente a Portugal
O Festival Au Désert acontece desde 2000, em pleno deserto do Mali e tem mostrado ao mundo que o rock não morreu. Este festival norte-africano não é mais que a "montra" de um novo rock, onde a tradição das percussões africanas e das vozes (nos seus dialectos originais) se cruzam com o som das guitarras e baixos eléctricos ocidentais. É este novo conceito de rock que Vieux Farka Touré e os Tinariwen, um dos grupos de maior expressão da chamada world music, vêm apresentar ao nosso país. Vieux Farka Touré, filho do falecido Ali Farka Touré, é um guitarrista surpreendente e os seus concertos electrizantes, onde se combinam linguagens rock, reggae e pop não têm deixado ninguém indiferente.O som dos Tinariwen navega entre os blues, o jazz, o rock e a música étnica e traz uma mensagem a quem ouve: uma mensagem politizada, de alerta, de esperança e de paz. Juntos, estes dois grandes nomes das músicas do mundo, apresentam a digressão Festival Au Désert, que passará pela Europa e pela América do Norte.
Produção: Incubadora d'Artes e Sons em Trânsito"

Sem comentários: