☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Aldeia dos Quadrúpedes : : da estupefacção à ternura

No último domingo, a RTP2 difundiu um documentário produzido pela BBC sobre a descoberta, em 2006, de 5 irmãos quadrúpedes, numa aldeia do Curdistão turco, o que provocou um certo frenesim na comunidade científica, que, logo, elegeu a família como case study, com o intuito de comprovar se aquela regressão evolutiva seria, puramente, fruto de uma disfunção genética ou teria, igualmente, alguma justificação cultural, dado que, enquanto que uns crêem estar-se perante uma oportunidade única de se conhecer a fundo um "elo perdido" na evolução dos primatas, os outros acreditam que se está, apenas, perante uma anomalia física e mental.
Image´s source: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=2632&op=all

De facto, os 5 irmãos, então, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, padecem, igualmente, de um atraso mental profundo, provocada por uma ataxia do cerebelo, parte do encéfalo que é responsável pela coordenação locomotora do corpo. Outro dos prováveis factores que poderão ter catapultado esta disfunção é o facto de a mãe ter dado à luz 18 filhos, o que fez com que se criasse uma relação especial de mimesis evolutiva entre os que caminham sobre pés e mãos, à semelhança dos nossos antepassados.


Alheando-me da questão do interesse científico desta "descoberta" no conhecimento da evolução do homem, o que mais se me revelou tocante naquilo que presenciei estupefacta e comovida, depois de verificar que não se tratava de nenhum programa humorístico, foi a pureza daqueles 5 seres humanos cujo sonho vivencial é, simplesmente, poderem algum dia ser bípedes. Presenciei a sua euforia quando viram o mar pela primeira vez e puderam brincar como crianças na água que, ciclicamente, invadia a areia, acariciando-lhes os membros que lhes permitem locomover-se. Aquelas imagens tocaram-me pela sua crueza, mas também pela sua beleza, uma vez que, embora estivesse a assistir a um drama tão profundo, uma inusitada ternura por aqueles 5 seres tão puros invadiu o meu peito. Seres que me deram uma lição de vida que tentarei nunca mais esquecer! Apeteceu-me gritar: Obrigada, Senhor, pelos milagres e bênçãos que nos Concedes diariamente e que, na nossa pequena arrogância humana, tomamos como dados adquiridos.

Sem comentários: