☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A tortura : : a arte dos cobardes : : cão moribundo como obra numa exposição


Foto: Dalia Chevez


Volto, aqui, a postar uma história macabra, depois de receber um email relativo a uma petição, que não posso nem devo ignorar:

"Cão morre numa exposição
Uma estranha forma de arte

O artista Habacuc deixou um cão morrer à fome durante uma exposição. Os defensores dos direitos do animais já lançaram uma petição online para que o artista seja banido da Bienal Centroamericana Honduras 2008.

O cão foi capturado num bairro pobre de Manágua.

O artista Guillermo Vargas, mais conhecido por Habacuc, está a dar que falar em todo mundo. O motivo desta atenção não são as suas obras de arte, mas sim o facto de ter deixado propositadamente um cão morrer à fome durante a sua última exposição.
A "Exposição nº1" teve lugar em Agosto, em Manágua, na Nicarágua. À entrada, os visitantes podiam ler a frase "És o que lês", seguindo-se um cenário pouco comum: entre as obras do artista estava um cão, faminto e doente, amarrado por uma corda a um canto da sala.
Mesmo após alguns apelos dos visitantes para que o animal fosse libertado, o artista recusou-se a fazê-lo justificando que se tratava de uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense que morreu depois de ter sido atacado por um rotweiller. Ironicamente, o cão acabou por morrer à fome em plena exposição quando o título da amostra estava escrito numa parede através de uma colagem feita à base de comida canina.
Os motivos do artista
"O importante para mim é constatar a hipocrisia alheia: um animal torna-se o centro das atenções quando o ponho num local onde toda a gente espera ver arte, mas deixa de o ser quando está na rua", justificou o artista ao jornal costa-riquenho La Nación. "O cão está mais vivo do que nunca porque continua a dar que falar".
O caso chocou os defensores dos direitos dos animais, que se juntaram numa petição online para que Habacuc seja excluído da Bienal Centroamericana Honduras 2008, onde deverá ser um dos representantes da Costa Rica. Mais de setenta mil pessoas já assinaram o documento, repudiando o trabalho de Vargas."

Texto retirado do Expresso online: Paula Cosme Pinto

Outros links onde esta história pode ser lida são: http://www.pluginamp.com/network/node/3575

Pede o referido email: se quer impedir este ser abjecto de receber um prémio na Bienal Centroamericana Honduras 2008, por favor, assine a seguinte petição, preenchendo os campos do nome, e-mail, localidade e país em: http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

1 comentário:

Unknown disse...

Só posso escrever que se trata de um "monstro". Um ser que pensa e executa um ato dessa proporção, que tortura um animal para simplesmente APARECER!!!!! É o que ? Artista como ele diz ser ? Não, claro que não!!!!! Não podemos permitir que isso aconteça novamente. Vamos nos posicionar e mostrar nossa indignação.