☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Dalí e Disney unidos por Destino : : o Surrealismo Animado


Destino, Salvador Dalí and Walt Disney ©


Em 1946, Salvador Dali e Walt Disney articularam os seus dons e conceberam um projecto de curta metragem de animação, que intitularam profeticamente Destino. Os desenhos originais criados por estes dois génios nunca conheceram as luzes da ribalta até que, pela mão de Roy Disney, 57 anos depois, renasceram das cinzas. O filme animado está repleto de ricas imagens surrealistas, baseadas nos desenhos originais dalinianos, sendo o fruto, segundo o curador da Fundação Gala-Salvador Dalí, da consubstanciação perfeita original entre os dons destes dois consagrados artistas e empreendedores. Daí que não seja de estranhar que, em 2005, tenha sido nomeado para um Prémio da Academia depois de ser projectado no Festival de Cinema de Cannes.

Esta valiosa, mas desconhecida, película foi visionada na galeria nova-iorquina Animazing, no 461 da Broome Street, Soho, Hastings-on-Hudson, Southampton, entre 14 de Outubro e 16 de Novembro de 2004, inserida numa mega exibição patrocinada pela Disney. Nela, o público pôde encantar-se com desenhos originais de Dalí e com algumas recriações dos seus esboços da autoria de Roy Disney. Obras a que se juntou uma inédita colecção vintage de desenhos animados dos Anos Dourados da Disney, adquiridos a um dos famosos designers que integrava a equipa pioneira que trabalhou com o fundador desta máquina de sonhos que tem nutrido o imaginário de várias gerações infantis- Les Clark. Estiveram, também, expostas obras de pintura de vários artistas famosos da equipa Disney, entre os quais Peter e Harrison Ellenshaw, respectivamente, pai e filho, nomeadamente, as ilustrações originais dos livros do Ursinho Winnie the Pooh que, até então, remetidas ao esquecimento, foram publicadas numa edição limitada, colorida in loco por Harrison.
A sessão de abertura, de livre acesso, distinguiu-se pela mostra de uma cena do filme Mary Poppins, pintada por Harrison, nesse mesmo dia, entre as 12 e as 16 horas, e pela sua palestra sobre as pinturas originais de Winnie the Pooh e de Peter Pan.
A Animazing Gallery, a “Primeira Galeria de Animação Artística de Nova Iorque” reúne as mais famosas obras de animação vintage e contemporâneas dos maiores e mais poderosos estúdios norte-americanos- a Disney, a Warner Brothers, a Hanna Barbera, a Nickelodeon, a Fox e a Cartoon Network. Para além da galeria física, as seus proprietários e dinamizadores- Heidi Leigh e Nick Leone- criaram um showroom online, onde se podem vislumbrar, igualmente, pinturas do Snoopy e dos Peanuts e da Secreta Arte do Dr. Seuss.
O endereço da Animizing Gallery é o www.animazing.com, mas, atenção- todas as obras desta exposição estão esgotadas. Não admira- quem não se deslumbra com a junção da obra psicanalítica de Dalí com os desenhos animados que coloriram o nosso imaginário infantil? Esta hibridação entre pintura surrealista e animação só mostra que todas as formas de arte podem conviver e até misturar-se para deleite de espectadores que apreciam a inovação!

Tradução e adaptação: Isabel Metello de http://shopping.animazing.com/gallery/dali.htm

Sem comentários: