☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap: Gotama

"Gotama ensinava a doutrina do sofrimento, da origem do sofrimento, do caminho para a anulação do sofrimento. O seu discurso calmo fluía, sereno e claro. A vida era sofrimento, o mundo estava cheio de dor, mas a libertação da dor já fora encontrada: quem seguia o caminho de Buda encontrava a libertação (...)
De seguida, quando o Buda se recolheu para o sossego da noite, Govinda dirigiu-se a Siddhartha e falou com fervor:
- Siddhartha, não me compete repreender-te. Ambos escutámos o Sublime, ambos recebemos a sua doutrina. Govinda escutou a doutrina e abrigou-se junto dela. Mas tu, honrado amigo, não queres seguir o caminho da salvação? Hesitas, queres ainda esperar?
Siddhartha despertou como de um sono ao ouvir as palavras de Govinda. olhou muito tempo para o rosto de Govinda. Depois falou baixo, com uma voz sem desdém:
- Govinda, meu amigo, acabas de dar o passo, acabas de escolher o caminho. Foste sempre, Govinda, meu amigo, andaste sempre um passo atrás de mim. Muitas vezes pensei: Govinda nunca dará um passo sozinho, sem mim, por impulso da sua alma? Vês, agora tornaste-te um homem e escolheste o teu próprio caminho."


Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, pp.36-37.

Sem comentários: