☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


terça-feira, 3 de junho de 2008

O plágio na blogo e noutras esferas : : quando os direitos de autor devem ser defendidos até às últimas consequências


A propósito do que, hoje, li em: "LOVE & MISTERY OU O PLÁGIO DESTE BLOGUE "
(in http://sempenisneminveja.weblog.com.pt/)
Num país em que o oportunismo é ainda visto como esperteza, a meu ver, saloia, são vários os campos onde o plágio se actualiza de forma descarada e impune, até agora. A blogoesfera não é excepção- têm sido múltiplos os casos em que criaturas sem escrúpulos se apropriam de textos alheios para poderem "brilhar" sem esforço. Enfim, até serem apanhados com "a boca na botija" e responsabilizados comme il faut.
A propósito, no outro dia, li uma reportagem, creio que no jornal Sol, sobre o plágio académico- não me surpreendeu de todo- múltiplos são os casos de gente inescrupulosa que julga fazer um Mestrado em apenas 2 meses ou publicar "obras científicas", valendo-se do copy paste do trabalho de colegas, algumas vezes com o conluio de um backup que lhes promete isenção de responsabilidades, ou mesmo encomendando aquilo onde deveria investir "sangue, suor e lágrimas". Chegam a pedir trabalhos em CD ou por email aos melhores alunos para os reutilizarem como seus, por vezes, sem modificações algumas ou mesmo para os venderem na Internet.Usam trabalhos académicos alheios já publicados e pensam que só por alterarem umas vírgulas o trabalho já é da sua autoria, buscam inspiração em trabalhos que não provieram do seu esforço para descobrirem títulos bombásticos e reescreverem obras "inéditas", quando não chegam ao cúmulo de publicar textos académicos alheios, que aguardam defesa pública, em blogues seus e noutras obras. Há, assim, uma série de indivíduos que confundem plágio com intertextualidade e publicam textos de vária índole, como se tivessem descoberto a pólvora, mas, como até na cópia demonstram a falta de massa cinzenta, só se dão ao trabalho de alterar os advérbios de modo....
Enfim, o mundo da canalhice é muito profícuo, pelo menos, em artimanhas, porque no que concerne a ideias inovadoras e genuínas, essas são inversamente proporcionais à falta de escrúpulos e de inteligência desta gente menor, que, não raro, se insere na categoria MMMMM, descrita num dos posts anteriores.
Que tristeza, que falta de brio profissional, de honestidade intelectual, de dignidade, enfim, de tudo o que seja decência!
Tudo corre muito bem a estes vampiros preguiçosos que se valem da apetência pelo culto da sombra, num país onde vale mais "parecê-lo que sê-lo", num país em que um título apocrifamente alcançado é mais importante que um arduamente esculpido, onde o esforço árduo é olhado quase com desprezo, num país onde o valor da dedicação ao trabalho está subjugado à ânsia pelo "dolce fare niente" e pela glória fácil, num país onde uma reticularocracia se sobrepõe ao poder do mérito individual. Talvez por isso estejamos na linda situação onde nos encontramos.
Alguns destes oportunistazecos desculpam-se pela falta de tempo e pela sua capacidade pós-moderna de viverem veloz e avidamente- para pessoas como eu, que tiraram Mestrados com crianças de colo nos braços, que se distribuem por vários papéis diariamente, e que continuam a prosseguir estudos pós-graduados, com determinação, trabalhando árdua e afincadamente (cheguei a corrigir notas de rodapé a mudar fraldas), fora e dentro de casa, são desculpas de gente sem princípios- é certo, nós os que damos no duro ficamos, frequentemente, sem muitas noites de sono, deixamos de sair socialmente, dedicamo-nos de alma e coração aos nossos trabalhos, prejudicando a nossa saúde (por vezes, nem tempo para comer e cuidar de nós temos), mas eu nunca afirmei como minha uma única linha que o não fosse. É uma questão de fibra, de estofo, de brio, de dignidade- custa muito abdicar de momentos de lazer, mas quem tem responsabilidades tem de as cumprir e quem tem dignidade cumpre-as de cabeça levantada e com esforço. Talvez por isso, uns cheguem ao fim das pós-graduações estafados, já quase sem fôlego, e outros todos sorridentes e frescos como se viessem de uma festa. Alguns até se gabam perante colegas que não lhes custou nada, pois copiaram o trabalho de um "tanso" qualquer- ao que chega a impunidade.........
Enfim, até que há um dia em que a vítima, o plagiado, se aborrece a sério, vítima que, por acaso, deve ter os seus trabalhos devidamente protegidos e as cópias devidamente arquivadas e identificadas, e os põe na barra da justiça para provarem os seus méritos ganhos com o trabalho alheio. "Fiat justitia"!
Como este género de gente só aprende quando às suas más acções corresponde uma reacção firme, justiça dura e sem contemplações perante os prevaricadores recomenda-se! Quem com esperteza saloia rouba, com inteligência associada à justiça deve ser punido até às últimas consequências.

extraído de : http://www.blogdicas.com.br/o-plagio-de-textos-dos-blogs

PP: Denuncie o plágio, lute contra esta praga de oportunistas que não compreende o que é o conceito de propriedade intelectual, proteja as suas obras, sejam elas de que cariz forem.

Quanto aos seus trablhos na blogoesfera, aceda a http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pt/ ou carregue no banner que está no canto direito deste blog e registe o seu. Recomenda-se vivamente!

Sem comentários: