☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


sexta-feira, 20 de junho de 2008

O empreendedorismo associado a um salutar e renovado individualismo : : The Pitch 2008

Photo: Isabel Metello ©

A meu ver, a noção de empreendedorismo está, intimamente, associada à de individualismo, não no sentido pejorativo do vocábulo, mas no do advindo da Reforma, que pressupunha uma relação individual com Deus, com a vida, valorizando-se o livre arbítrio, a noção de responsabilidade individual pelo percurso vivencial próprio e o Amor pelo próximo, materializado num espírito solidário, com base numa firme postura de responsabilidade social, dado que um empreendedor, mais do que alguém obcecado pelo "vil metal" e focalizado, meramente, no sucesso, é alguém que procura criar riqueza que o beneficie não só a si como a comunidade, que encara os obstáculos como novas oportunidades, que continua, persistentemente, a lutar pelos seus sonhos, mesmo que os "Velhos do Restelo" o intimem a desistir.
É um corredor de fundo e continua a derrubar barreiras, até atingir a meta. E quando chega à primeira, já criou outra e, assim, ininterrupta e pacientemente, sem nunca permitir que a luz, a energia super-positiva que tenta sempre emanar, seja emsombrada pelas nuvens da descrença...Lá diz o ditado latino, usado como lema dos Comandos- "audaces fortuna juvat", i.e., "a sorte protege os audazes". Fiat Lux!

Neste sentido, foi com muito orgulho que participei no workshop internacional “The Pitch! 2008” (incluída nas 4 ideias de negócio portuguesas seleccionadas), promovido por esta instituição focalizada no estímulo ao empreendedorismo local e pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a GesEntrepeneur, a Stockholm School of Entrepreneuship (Escola de Empreendedorismo de Estocolmo), a Simfonec e a Cass Business School, que decorreu em Cascais, no auditório do Hotel Baía, entre 5 a 8 de Junho.
Aprendi imenso com os conhecimentos transmitidos pelos conferencistas, pelos formadores e pelos outros participantes. O vencedor da competição, um jovem britânico de origem senegalesa, foi simplesmente fabuloso na apresentação do seu negócio, primando o seu pitch por um dinamismo e objectividade simplesmente brilhantes!
Muito obrigada à equipa do DNA, aos formadores, aos outros participantes e a todos os business angels, todos de uma simpatia extrema.
Aqui ficam os links das notícias sobre os projectos que participaram no evento- o "Praia Segura", baseado na colocação de cacifos na praia de Carcavelos, destinados ao apoio logístico dos surfistas, é simplesmente genial. Nada que se estranhe depois de conhecermos a equipa de empreendedores que o desenvolveu e promove, constituída por dois jovens inteligentes, talentosos, dinâmicos e extremamente simpáticos e humildes como o Diogo e a Carolina:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/074820e7c56471052b7f6b.html;http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=349879&visual=26&tema=1http://aeiou.visao.pt/Pages/Lusa.aspx?News=200806088420104http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=96951; http://aeiou.escape.expresso.pt/artigo_noticias.php?artigo=7506131;http://gesbanha.blogs.sapo.pt/http://www.millenniumbcp.pt/template/print.jhtml?articleID=499872;http://www.surftotal.com/page101.asp?ID=439&seccao=newshttp://forum.g-sat.net/showthread.php?t=172341

Sem comentários: