☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


sexta-feira, 11 de abril de 2008

Amamente o seu bebé : : Dê mais vida à vida que de si nasceu


Não querendo julgar alguém (quem sou eu para o fazer? "Só quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro"), uma vez que existem justificações díspares para uma mãe não amamentar uma criança, e que muitas delas implicam um grande sofrimento da parturiente, todavia, devo declarar a minha estranheza quando conheço alguém que, por livre e espontânea vontade, resolve não amamentar o seu bebé com um verdadeirao elixir miraculoso que lhe é naturalmente oferecido....... O caso complica-se, na minha mente, ainda um pouco conservadora neste ponto sensível, quando se invocam meras razões estéticas para a recusa....fico sempre a pensar: mas que Mãe é esta que coloca a estética dos seus seios acima da saúde física e psicológica do seu bebé? Sim, porque o acto de amamentar não implica somente a nutrição do recém-nascido, mas, igualmente, a estruturação de laços inquebráveis entre Mãe e filho...
O caso descomplica-se, por exemplo, se a Mãe exercer uma profissão que implique fazer do corpo o seu instrumento de trabalho, nomeadamente, quando é modelo, actriz, etc... Aí, compreendo perfeitamente e até tenho de reconhecer uma certa lógica da decisão, uma vez que o sustento da Mãe e, consecutivamente, do bebé recai sobre esse requisito....
Mas, minhas senhoras, se são só as justificações estéticas que as atormentam, lembrem-se que o acto de amamentar é um catalisador do emagrecimento pós-parto............................................
No meu caso, amamentei a minha filha durante 9 meses, só parei quando ela, um dia, recusou a mama......Quando o meu leite ficou fraco, passados 4 meses do parto, devido a pressões de vária índole, inverti a lógica dos leites- passou o leite artificial para base nuclear da refeição e o meu leite para suplemento...E, ainda bem que o fiz, pois sinto que dei o que de mais precioso tinha em mim para que a minha filha pudesse usufruir das qualidades magníficas do leite materno, que não só reforça de forma exponencial o sistema imunitário do bebé, como está provado ser essencial para o seu equilíbrio psíquico e mental futuro.

Como se lê no site da Organização Mundial de Saúde:

"Breastfeeding is the ideal way of providing young infants with the nutrients they need for healthy growth and development. Virtually all mothers can breastfeed, provided they have accurate information, and the support of their family and the health care system. Colostrum, the yellowish, sticky breast milk produced at the end of pregnancy, is recommended by WHO as the perfect food for the newborn, and feeding should be initiated within the first hour after birth. Exclusive breastfeeding is recommended up to 6 months of age."

Trad: "A amamentação é a forma ideal de prover os recém-nascidos dos nutrientes de que necessitam para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. À partida, todas as mães podem amamentar, desde que disponham de informação precisa, do apoio da sua família e do sistema de saúde. O colostro, o leite pastoso do peito materno, produzido no final da gravidez, é recomendado pela OMS como a alimentação perfeita para o recém-nascido e a amamentação deveria ser iniciada depois da primeira hora após o parto. A amamentação exclusiva é recomendada até aos 6 meses de idade".
Estranho será, então, ler num dicionário online a seguinte definição de colostro: "do Lat. colostru
s. m., primeiro leite da mulher, ou fêmea de animal, produzido logo depois do parto e que é aguado, purgativo e pouco nutritivo" (in http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx).


2 comentários:

sombra e luz disse...

olá... ;)
li na diagonal o seu post... queria só acrescentar o meu humilde testemunho... estou convencida de que foi esse milagre da natureza que salvou o meu segundo filho... ao sair da maternidade chegamos a casa e a irmã com dois anos teria apanhado um roto-virus qualquer de má raça... claro que eu com uma cesariana a debilitar-me apanhei-o imediatamente... vómitos diarreias e febres altíssimas... com quatro dias o petiz tinha poucas chances... verecicto: separar todos os membros da família... para evitar mais contágios... e amamentar a criança dese lá por onde desse...
O contágio já estava feito a mãe arde com quarenta de febre, tem o corpo esventrado... vomita... come... corre para o quarto de banho... chora exausta sobre a cabechinha ainda húmida do recem-chegado... tão frágil e tão certamente em perigo...com toda aquela desdita sobrava o colostro... e como era tudo o que tinha era tudo o que poderia dar-lhe... foi o que fez.

O bébé chegou aos 39º durante umas poucas horas e continuou a crescer lindo como os amores... sem mais incómodo ou transtorno... lutei com o bichinho eu primeiro e passei-lhe a fórmula exacta de o combater...

O resto da família sofreu as repercussões da doença durante cerca de três semanas e o catraio foi o único que passou por aquilo com uma perna às costas... impressionou-me, o leite materno salva... deve ser precioso!... há que aproveitá-lo!... concerteza!!!

Desculpe contar-lhe a minha vida... só que para mim foi assim, e olhe, apeteceu-me...

LLima

Isabel Metello disse...

Sombra e Luz,

Fez muito bem, é um episódio lindo e comovente que demonstra bem o seu grande Amor Maternal...o que só por si é uma preciosidade!
São momentos muito delicados, quando estamos frágeis e com um bebé nas mãos e com todos esses sobressaltos....Graças a Deus que tudo correu bem- o seu filho tem muita sorte em ter uma Mãe tão corajosa como a SL.
É um testemunho importantíssimo para nos apercebermos da importância da amamentação na saúde de um recém-nascido.

Desejo-lhes tudo de bom...

Beijinhos,

Isabel