☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


sexta-feira, 10 de outubro de 2008

: : o que é um ser do Bem : :


Já várias pessoas me têm perguntado, quando menciono a expressão, o que eu entendo como ser do Bem...É uma questão que, parecendo simplista, é, deveras, complexa...No meu caso, ainda mais complicado se torna defini-la pois a dualidade que me é intrínseca por deveres profissionais e estrutura ética e espiritual fazem-me ter duas posturas distintas e quase paradoxais perante certos fenómenos: por um lado, as minhas opiniões profissionais têm de se pautar por uma objectividade fundamentada num relativismo consolidado na consciência da complexidade da realidade circundante; por outro, a dimensão espiritual, que é fundamental à minha permanência neste mundo, conduz-me a uma subjectividade orientada por princípios absolutos. Apesar desta ambiguidade estrutural, como é que eu definiria, então, um ser do Bem? Como alguém que mais do que não fazer, conscientemente, mal a alguém (todos nós magoamos alguém algum dia, mas há uma diferença entre fazê-lo calculada ou inconscientemente...), primeiro tipo que poderia ser designado como alguém neutro, assume-se e afirma-se como um indivíduo que faz o Bem a outrem, que tem gosto em apoiar e ajudar os outros, sem que a questão dos interesses pessoais se coloque (a ajuda por interesse é meramente uma troca, um negócio enfim, não é um apoio genuíno, sublime...); como alguém que se pauta por sólidos princípios e que detém uma consciência activa sobreposta a interesses e instintos particulares ...quanto ao 3º tipo, creio que, por exclusão de partes, já está, automaticamente, definido (que Deus os Ilumine!)...

Sem comentários: