☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap: "Com os Samanas"

"(...) Siddhartha aprendeu muito com os samanas, aprendeu a percorrer muitos caminhos que o afastavam do Eu. Percorreu o caminho da autonegação através da dor, através do sofrimento voluntário e da derrota da dor, da fome, da sede, do cansaço. Percorreu o caminho da autonegação através da meditação, através do esvaziar do espírito de todas as ideias. Aprendeu a percorrer estes e outros caminhos, mil vezes abandonou o seu Eu, durante horas e dias perseverou na negação do Eu. Mas se esses caminhos o afastavam do Eu, no final acabavam igualmente por conduzi-lo de regresso a si mesmo. Embora Sidhartha tenha escapado ao Eu mil vezes, detendo-se no nada, detendo-se num animal, numa pedra, o regresso era inevitável, não havia fuga possível à hora em que ele se reencontrava, sob o brilho do sol ou sob o brilho da lua, à sombra ou à chuva, e era novamente Eu e Siddhartha, e sentia novamente o ciclo da vida que lhe era imposto (...) "

Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, pp.23-24

Sem comentários: