☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

: . Mensagem Sacral Holística : . Lévinas, Jesus e Dalai Lama : .

http://www.cecl.com.pt/levinas/

Philosophia, o Amor pela Sabedoria; Religare, o reatar da ligação do Homem às Dimensões Sacrais, Ao Supremo- duas vias de alcance do Conhecimento muito mais imbricadas do que comummente se julga.
Só a semana passada tomei conhecimento da obra de Emmanuel Lévinas e apaixonei-me, perdidamente, pela sua ética da descentração, da sobreposição sublime da valorização do Outro sobre a empobrecedora auto-centração egotista, da superioridade da consciência e da auto-superação face à brutalidade instintiva e despótica do ego e das pulsões mais básicas que degradam o homem à sua animalidade, entre as quais a desvalorização, aniquilação e assimilação do Outro.
Lévinas é, para mim, uma ainda mera curiosa da sua obra, a expressão da possibilidade de coabitação pacífica e até simbiótica entre o Logos e a Fé (embora a Ética que propõe seja lógica e não religiosamente fundamentada). Esta salutar auto-superação pela descentração que prossegue a noção mais sublime de justiça quando supera a auto

-centração patológica, redimindo quem pratica o Perdão e a valorização e dignificação do Outro, actualiza uma profícua e elevada "resistência pacífica", que não passiva, transversal aos princípios basilares de todos os credos. Ética levinasiana cuja praxis é muito similar à dinâmica do "Ama o Próximo como a Ti Mesmo" e Dá-lhe "a Outra Face" de Jesus ou à do abandona Samsara e procura Atman e Brahman, anulando o teu ego até que alcances a Iluminação interior de Buda.
E Amar O Outro é Amá-lo na sua alteridade, daí que, para Jesus e outros Seres Iluminados, o verdadeiro desafio seja Amar quem põe em causa o nosso cosmos e não somente quem o confirma, pois quem o corrobora o que terá para nos ensinar?...Ética do respeito pela diversidade que se afirma como garantia de resistência a totalitarismos despóticos, demasiado adstritos à força degradante do ego, como a xenofobia, os fanatismos políticos e religiosos, os nacionalismos exacerbados, os bairrismos, os clubismos ou cultos acéfalos e vácuos de personalidades autocráticas, que mais não são do que a projecção narcísica dessa força destrutiva que corrói almas e devasta indivíduos e sociedades, por inerência.


Como diria Dalai Lama : .

“All major religious traditions carry basically the same message, that is love, compassion and forgiveness ... the important thing is they should be part of our daily lives.


PP (Pós-Postado ) :. escusado será dizer que a Conferência a que assisti ,hoje, no Institut Franco-Portugais , sobre Lévinas me fascinou...Eppur se muove!



Sem comentários: