☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

: : repost : : a simetria cosmogónica de A Última Ceia de Dalí : :



Salvador Dalí, The Last Supper (A Última Ceia), National Gallery of Art, Washington

Dalí pintou A Última Ceia em 1955, recorrendo a fotografias como modelos. A este propósito, o artista declarou:

"Utilizo sempre documentos fotográficos. É tradicional. Praxíteles fez modelos directos de braços, pernas e de qualquer coisa que fosse reproduzir. Para alguém que desenha como eu, a fotografia é um elemento extremamente útil."

Cristo É, de facto, representado, nesta tela, com uma aura hollywoodizada, com uma beleza humana próxima dos ícones do star system, o que garantiu um sucesso imediato da obra nos meios artísticos modernos. Todavia, toda a cena é sacralizada por pormenores indeléveis, mas detentores de um profundo significado esotérico: Cristo É o Único Cuja Transparência e Luminosidade do Corpo Invoca A Sua Divindade. Com efeito, o Cristo de Dalí Assume a Sua Própria Consubstanciação, a Sua Dupla Natureza Humana e Divina, temática que deu origem à tão famosa crise iconoclasta de Constantinopla, uns séculos antes. Jesus com a mão direita Executa um gesto divino (um Mantra) comummente atribuído, no Oriente, aos homens iluminados como Buda.

O Próprio Deus É Representado com um corpo humano, todavia a Luz que Dele Emana É Projectada sobre a cena de forma apoteótica, catártica, esmagadoramente redentora.

Os Apóstolos não estão dispostos de forma clássica ao redor de Jesus, antes se prostram de joelhos e com a cabeça curvada sobre a mesa. Distribuem-se de forma muito simétrica- três à esquerda e à direita (6 no total), quatro nas duas pontas da mesa e dois à frente de Jesus, na mesma posição de profunda humildade para com o Messias) (6 + 4 = 10 + 2 =12 = 1+ 2 =3)

A propósito desta distribuição simétrica, Dalí afirma:

"Cosmogonia aritmética e filosófica, fundada na sublimidade paranóica do número doze - os doze meses do ano, os doze signos do Zodíaco em volta do Sol, os doze apóstolos em volta de Cristo, os doze pentágonos no dodecaedro celestial, o pentágono contendo o homem microcósmico, (Cristo). (Agradeço a Lorca, que me disse que os Apóstolos eram tão simétricos como as asas das borboletas)."

O 5, um número que, tal como o 10, se afirma, mitologicamente, como perfeito, remetendo, intemporalmente, ao Poder da Criação Divina. O 3, o número símbolo da Trindade Una, da Consubstanciação Divina: Pai, Filho e Espírito Santo num Só.

Talvez não tenha sido em vão que o pintor catalão tenha escolhido o ano de 1955 para pintar esta sua magnífica obra.

Sem comentários: