☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


domingo, 27 de abril de 2008

Do politicamente (in)correcto : : quando os extremos se revezam no palco e se igualam nos métodos

whose mask ©?


A expressão "politicamente correcto" surge numa época quase asséptica em que, às emoções incontidas do instinto sobrevivente, sucede um calculismo inexpressivo que tudo pretende reduzir à máscara da hipocrisia social, aquela que afaga preconceitos ao mesmo tempo que os finge repelir, que constrói narrativas simplistas para ludibriar consciências, já por si dormentes. Admitamos que esta nação não tem sido um viveiro em potência da inteligência pragmática sobreposta ao gosto pelo monólogo teórico infrutífero e por princípios apregoados na mesma dimensão, ofendidos na prática pelos mesmos sujeitos que os elevam como trampolim sociopolítico....Enfim, à antítese com ímpetos aniquiladores, sobreveio uma tese similar à anterior, só que mascarada com outra cor...É caso para se dizer que os extremos se tocam e nem admitem a consciência da similitude com o paradigma odiado e colectivamente expurgado, uma vez que a desconstrução analítica não parece ser tarefa fácil para quem elege o seu umbigo como barómetro, termómetro e guia vivencial...A tristeza invade-me quando vejo sujeitos a renegar, espavorida e irracionalmente, uma matriz que actualizam com os mesmos parâmetros pequeninos, medíocres e auto-aniquiladores......Receio que nada se possa fazer por quem se constrói e se afirma pela negação daquilo que, implicitamente, impõe como norma.............................................................

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Repost : : Liberdade : : Freedom

whose smiling free birds ©?

"Aqueles que são capazes de trocar a Liberdade essencial por alguma Segurança passageira não merecem nem a Liberdade nem a Segurança"

Benjamin Franklin (1706-1790)

A liberdade é um princípio, não é um interesse que se manuseia conforme os apetites do indivíduo, daí que, por vezes, nos escape das mãos quando a subjugamos ao poder despótico de outro conceito muito mais moldável e consentâneo com a aniquilação de si ou do outro.Ser-se, verdadeiramente, livre não é tarefa fácil, por mais manuais de instrução que leiamos não a conseguimos cumprir se ela não se sustentar no nosso íntimo, se nunca tivermos visualizado a sua autêntica força motriz. Um ser livre voa pelo céu sem necessidade que lhe amparem nem aparem as asas! Um ser autenticamente livre não admite amarras senão as que ele mesmo escolheu como suas, um ser livre jamais tentará impedir o voo de outro seu igual, mas, todavia, diferente. Poderá não compreender a sua rota, o modo como se lança no abismo, poderá até criticar a forma como fixa o olhar na sombra, desprezando a luminosidade do sol, mas nunca incorrerá no erro de lhe negar esse direito.Cada qual é responsável pelo seu percurso e aqueles que o delineiam com o traço dos outros caminham, invariavelmente, para o engano.


Liberdade e Coragem


O sucesso, nas sociedades contemporâneas, assume-se como a quimera de milhares de almas, que o veneram como uma dimensão mítica, como a plataforma indispensável à concretização dos seus sonhos, ao alcance da sua felicidade, paradoxalmente, sempre presente e sempre adiada...
Einstein dizia que o sucesso exigia três capacidades: "muito trabalho, muita diversão e boca fechada" (e não vivia em Portugal, senão tinha mandado coser um zip na boca).
Dalí afirmava, por seu turno: "A inteligência sem ambição é uma ave sem asas" e que "a inveja dos outros artistas sempre foi o barómetro do meu sucesso".
Hohn Dryden, poeta britânico defendia: "Força de ânimo e coragem na adversidade servem para conquistar o êxito, mais do que um exército."
Já I Ching postulava: "Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa."
E Cícero, esse senador romano eterno inimigo de Catilina, o que pensaria ele sobre esta dimensão intemporalmente almejada pelo Homem? Dizia: "Quanto maior são as dificuldades a vencer, maior será a satisfação."
Pensamentos tão soltos quanto profundos que me lembram uma frase inserida numa obra que estou, actualmente, a ler: "É contra o vento que se levanta voo". Eu diria mais: não há nada que se compare ao prazer de se levantar voo contra o vento; navegar à bolina, com o vento de feição, é tão entediante quanto frustrante! Esta navegação, algo parasitária, nunca permitirá descortinar qual a força do motor da aeronave! E aquela que não sabe qual a fibra do seu órgão vital, nunca tendo experimentado vencer uma forte tempestade e dela saindo não incólume, mas muito mais fortalecida, face a uma ventaniazita, facilmente se despenca. Como diz o refrão de uma música fantástica que, por coincidência estou a ouvir na RFM: "My dream is to fly over the rainbow so high!". E, já agora, outro, igualmente a propósito- um de Nelly Furtado: "Como uma força...mais perto do céu!"; aos quais pode ser acrescentada uma máxima da área do marketing, ligeiramente remodelada por estas teclas que me permitem levantar voo: "the sky is the limit" if you do have the guts to wish it so hard that you are willing to fly for it.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro : : World Book Day


Hoje, é o dia em que mundialmente se celebra um dos instrumentos primordiais da nossa iluminação interior e concomitante evolução individual e colectiva- os livros.

O que dizer destes meus companheiros de toda uma vida? Agradecer-lhes por me terem permitido e permitirem contactar com o pensamento de mentes tão brilhantes, com experiências alheias que se tornaram e tornam tão minhas, com perspectivas de vida individuais que tanto me enriqueceram e enriquecem e me fizeram e fazem crescer como pessoa e como profissional.

Por tudo isto, o meu muito obrigada a todos os autores que transformaram e transformam os seus sonhos em páginas, que, generosamente, nos revelaram e revelam o seu mundo interior tão rico e um agradecimento especial aos autores dos meus livros presentes e futuros, aqueles que são e serão, sempre, a minha bagagem essencial, os meus watchdogs primordiais.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Homenageando quem convive com o cancro


Uma vela e um laço, homenageando quem foi atingido pelo cancro, lembrando que uma das premissas para a cura é a energia positiva da esperança contida na bênção que é a vida.....
Um forte abraço....

terça-feira, 15 de abril de 2008

Dedicado a todos os moçambicanos

Dedicado a todos os moçambicanos: recebi este poema de Luís Pestana que resulta de um texto em prosa de MÁRIO JORGE:


"UMA QUINHENTA

Rebuscando na memória
Recordações da juventude
Vou dizer uma história
Que tem verdade e virtude.

É da famosa moedinha
Essa mesmo que'stás a pensar!
Uma quinhenta pequenina
Que nos fartámos de usar!

Depois de saír da escola
"Maningues" scones se comprava
Ao "muleque" da camisola.
Só uma quinhenta custava!

Quantas vezes, lado a lado,
Com os colegas se meava
Um pacote de milho torrado.
Só uma QUINHENTA custava!

Aquele açúcar em cone
Em palitos se seguravam.
Até dois pirolitos da Ivone
Só uma QUINHENTA custavam!

E quantos amigos, bendito!
De repente te rodeavam
Pr'a trincar no... teu pirolito
Nunca mais eles te largavam!

E aqueles cones de jornal
Que cada vez mais apertavam
Com amendoim celestial
Só uma QUINHENTA custavam!

Mas é favor não esquecer
Que o puto era manguela
E fazia questão de o vender
Com a respectiva "BACELA"!

Higiene e validade?
Só... M... como vitamina!
Que nos crescer sem vaidade
E a hoje chegar na linha!

Os bilhetes do machimbombo,
A circular p'la cidade davam
P´ra ir de lés a lés, sem s'trondo
Só uma QUINHENTA custavam!

Muitas vezes regressávamos
A pé, ou pendurados no dito
Divertidos e gozávamos
Com um cobrador esquisito!

E isto tudo, está claro
No pensamento vai perdurar.
Nesse tempo não era raro
Por uma QUINHENTA se poupar!

Mais tarde e mais cresciditos
Já sabidos, mas com muit'amor
Ouvirmos alguns "mufanitos",
Dizer: Dá quinhenta por favor!

No tempo da nossa QUINHENTA
Não havia nada d'inflação.
Era apenas a mesma QUINHENTA
Aquela q´está no coração!

Já longínqua do começo
Há a memória sedenta
Só e apenas pelo preço...
Meus amigos, DUMA QUINHENTA...

Luís Pestana, 31 de Março de 2008"

Estes versos foram-me mandados pela colega Alice Garcês e vai emocionar todos os MOX, que os receberem, pela verdade e pelas recordações que dela têm, em papel, por vezes, já um pouco esfarrapado, pela passagens de mão em mão, depois em moeda. Eram cinquenta centavos, que correspondiam, noutros tempos, a 500 reis, quando o valor da libra ouro era de 4 500 reis.Morg"

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A verdade, como a justiça, tarda, mas não falha

Leiam o post BANDITISMO no Mar Salgado sobre a crónica de António Barreto, publicada no Público de hoje, sobre o livro de Américo Cardoso Botelho- Holocausto em Angola, Edições Veja, 2007. Obra que inclui um fac simile da famosa carta do então Alto-Comissário Rosa Coutinho escrita a Agostinho Neto, então presidente do MPLA.
Vale a pena! Finalmente, a verdade a vir ao de cima, como o azeite!
Mais um mito rubro simplista desfeito!Ohhhhh, que pena!

domingo, 13 de abril de 2008

Bullying : : quando a violência é silenciosa e fatal


Num mundo globalizado, não é de estranhar que a agenda mediática, por vezes, seja marcada pela total ou parcial intertextualidade. O já célebre caso do telemóvel ocorrido em solo nacional trouxe, por arrasto, a lume a questão do bullying que, por sua vez, voltou a ser alvo da atenção da opinião pública mundial, com o caso ocorrido nos EUA, que levou ao banco dos réus uma série de jovens que espancaram em grupo, muito na linha dos linchamentos populares, uma sua colega, indefesa, entre as paredes mudas da casa eleita como sua antecâmara de tortura.
O bullying caracteriza-se, genericamente, por uma série de maus tratos físicos e/ ou psicológicos que crianças e jovens infligem nos seus pares, por vezes, durante anos, e que deixam sequelas profundas na mente das vítimas. A par dos maus tratos domésticos e das violações sexuais, é um dos tipos de violência mais silencioso que existe- a vítima recolhe-se em si e continua a deixar-se maltratar, desenvolvendo, em muitos casos, uma sensação de culpa que a acompanha, frequentemente, por toda a vida, conforme a sensibilidade que lhe for adstrita. Sente-se culpada por ser o "saco de pancada" predilecto dos seus algozes, não pede auxílio ou, quando o faz, ainda os tende a desculpabilizar, invocando, autopunitivamente, alguma característica sua que julga ser o catalisador das agressões. É uma violência tripla- a vítima é violentada vezes sem conta, vê a sua auto-estima reduzida a valores negativos e ainda se culpa pela violência de que é ou foi alvo.

É um processo tão violento, que muitas crianças e jovens não aguentam a pressão e suicidam-se......Depois, é ver os agressores no cortejo fúnebre a lamentarem-se por uma pessoa tão jovem ter decidido atentar contra a sua própria vida ou por essa mesma criatura atormentada desatar aos tiros numa escola qualquer contra os seus ex-agressores, agora, vítimas da sua ira descontrolada...Actualizando, mais uma vez, o Poeta- "transforma-se o agressor na coisa agredida.........."
Tanta hipocrisia, Meu Deus, perante situações que seriam, eficazmente, sanadas se todos os educadores envolvidos (pais, professores e pessoal auxiliar) não tratassem de desresponsabilizar, consecutivamente, agressores tão cobardes que actualizam os seus rituais sacrificiais na surdina, que não o assumem, que atacam em alcateias a salivar, excitados com o medo da presa...E não venham com a desculpa das idades dos intervenientes...Muita gente foi criança e jovem e nem por isso alguma vez se envolveu em ataques colectivos contra um ser indefeso.....Neste caso, como em muitos, é de pequenino que se vê o carácter....São estes casos que me levam a pensar que o homem é um ser social, é moldado pela meio cultural que o rodeia, pelas experiências de vida de que usufrui, mas há elementos genéticos preponderantes que justificam as diferenças entre pequenos animaizinhos cruéis, capazes das maiores barbaridades contra quem julgam ser uma presa fácil das suas próprias frustrações e outros pequenos seres que, desde muito cedo, detêm um apurado sentido de justiça, nunca fazendo mal a outros mais frágeis e nunca se unindo ao Mal, acobardado no número e na força bruta, contra alguém sozinho numa luta desigual. Mas, claro, há sempre meios pedagógicos para moldar naturezas em si não muito saudáveis. E não nos esqueçamos: "é tão criminoso o que violenta como o que deixa violentar impunemente!"...............................................
Sendo assim, só posso aplaudir a decisão judicial do tribunal americano de responsabilizar, integralmente, aquele bando de malfeitores cobardes como adultos, não os desculpabilizando pela hipotética inimputabilidade relativa à faixa etária em que se inserem...É por estas e por outras que sou uma franca admiradora do sistema judicial norte-americano, que varia conforme o estado em questão, mas que, na sua generalidade, pune a prevaricação, protegendo as vítimas dos agressores e não transformando estes últimos em vítimas! (claro que não falo de Guantanamo- esse é outro departamento, mais dado ao lado marcial da vida!)
Link de um site com informações úteis sobre bullying : http://www.gloucestershire.police.uk/kids_aware/5b.html

sábado, 12 de abril de 2008

Boicote ao Sushi : : quando deglutimos prazenteiramente a barbárie


See the dauphins´massacre at: http://www.glumbert.com/media/dolphin
Recebi este email que passo a divulgar:

"Boicote ao Sushi. Impressionante! Divulguem
O link que, de seguida, se apresenta contém, para mim, algumas das mais chocantes imagens que vi até hoje. São imagens de golfinhos, esses seres amorosos que os pais mostram aos filhos no jardim zoológico e sobre os quais já se fizerem várias séries televisivas e inclusive filmes. Se chorarem não faz mal. É sinal de que vão revoltar-se e vão reencaminhar para o máximo de Pessoas possível. O Japão, auto-intitulado de paladino do desenvolvimento deveria baixar os olhos de vergonha e agir. E a comunidade internacional não será menos culpada ao permitir tal cobardia. Quanto a nós, o pior que podemos fazer é não fazer nada. Se colaborarmos na divulgação destas imagens, quem sabe, um dia, a voz colectiva dos que não aceitam este sofrimento seja ouvida.Não esdqueçam que se faz sushi de todos os peixes"

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Antibióticos : : assassinos silenciosos : : proteja a sua flora intestinal : : evite o cancro do cólon

Deve estar a estranhar eu, hoje, estar muito canalizada para as questões de saúde, mas, de facto, a questão da amamentação lembrou-me uma outra que considero muito grave....Todos sabemos como os antiobióticos são consumidos, abusivamente, neste país. Mas o que potencia os perigos deste abuso é a circunstância de, frequentemente, as pessoas não terem consciência de que estes medicamentos são um dos principais factores do desenvolvimento do cancro do cólon, uma vez que destroem a flora intestinal. Como tal, é triplamente prejudicial a toma de um antibiótico sem o acompanhamento de regeneradores da flora intestinal como o Ultra-Levure. Este deve ser tomado um pouco antes das refeições 2 x dia durante a toma do antibiótico e nos dias subsequentes à finalização da toma.
Informe-se com o seu médico ou farmacêutico- pode ser uma questão de vida ou morte!

Amamente o seu bebé : : Dê mais vida à vida que de si nasceu


Não querendo julgar alguém (quem sou eu para o fazer? "Só quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro"), uma vez que existem justificações díspares para uma mãe não amamentar uma criança, e que muitas delas implicam um grande sofrimento da parturiente, todavia, devo declarar a minha estranheza quando conheço alguém que, por livre e espontânea vontade, resolve não amamentar o seu bebé com um verdadeirao elixir miraculoso que lhe é naturalmente oferecido....... O caso complica-se, na minha mente, ainda um pouco conservadora neste ponto sensível, quando se invocam meras razões estéticas para a recusa....fico sempre a pensar: mas que Mãe é esta que coloca a estética dos seus seios acima da saúde física e psicológica do seu bebé? Sim, porque o acto de amamentar não implica somente a nutrição do recém-nascido, mas, igualmente, a estruturação de laços inquebráveis entre Mãe e filho...
O caso descomplica-se, por exemplo, se a Mãe exercer uma profissão que implique fazer do corpo o seu instrumento de trabalho, nomeadamente, quando é modelo, actriz, etc... Aí, compreendo perfeitamente e até tenho de reconhecer uma certa lógica da decisão, uma vez que o sustento da Mãe e, consecutivamente, do bebé recai sobre esse requisito....
Mas, minhas senhoras, se são só as justificações estéticas que as atormentam, lembrem-se que o acto de amamentar é um catalisador do emagrecimento pós-parto............................................
No meu caso, amamentei a minha filha durante 9 meses, só parei quando ela, um dia, recusou a mama......Quando o meu leite ficou fraco, passados 4 meses do parto, devido a pressões de vária índole, inverti a lógica dos leites- passou o leite artificial para base nuclear da refeição e o meu leite para suplemento...E, ainda bem que o fiz, pois sinto que dei o que de mais precioso tinha em mim para que a minha filha pudesse usufruir das qualidades magníficas do leite materno, que não só reforça de forma exponencial o sistema imunitário do bebé, como está provado ser essencial para o seu equilíbrio psíquico e mental futuro.

Como se lê no site da Organização Mundial de Saúde:

"Breastfeeding is the ideal way of providing young infants with the nutrients they need for healthy growth and development. Virtually all mothers can breastfeed, provided they have accurate information, and the support of their family and the health care system. Colostrum, the yellowish, sticky breast milk produced at the end of pregnancy, is recommended by WHO as the perfect food for the newborn, and feeding should be initiated within the first hour after birth. Exclusive breastfeeding is recommended up to 6 months of age."

Trad: "A amamentação é a forma ideal de prover os recém-nascidos dos nutrientes de que necessitam para um crescimento e desenvolvimento saudáveis. À partida, todas as mães podem amamentar, desde que disponham de informação precisa, do apoio da sua família e do sistema de saúde. O colostro, o leite pastoso do peito materno, produzido no final da gravidez, é recomendado pela OMS como a alimentação perfeita para o recém-nascido e a amamentação deveria ser iniciada depois da primeira hora após o parto. A amamentação exclusiva é recomendada até aos 6 meses de idade".
Estranho será, então, ler num dicionário online a seguinte definição de colostro: "do Lat. colostru
s. m., primeiro leite da mulher, ou fêmea de animal, produzido logo depois do parto e que é aguado, purgativo e pouco nutritivo" (in http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx).


Gosto pela vitalidade : : quando dizer não à imposição é dizer sim à vida


No outro dia, no CCB, recolhi este postal da Happy Woman, que me apressei logo a personalizar, ao qual achei um piadão. Coincidiu o momento com uma decisão crucial na minha existência...................Ainda dizem que não há coincidências nem Mensagens Divinas! Temos é de estar alertos aos sinais!

Fórmulas pacificadoras do medo : : quando o rótulo simplista da diversidade pacifica mentes de horizontes limitados


Sempre achei ridículos, porque demasiado simplistas e infinitamente medíocres, pensamentos transitivos do género- se A lê B, então A é C- ou- se A pensa B, então A nunca se poderá dar com C- ou, ainda,- se A parece B, A nunca poderá ser C, entre muitos outros similares em termos de redução de raciocínio. Estes silogismos irrisórios sempre me arrepiaram, sempre me revelaram mentes avessas ao contacto com a diversidade, mentes pequeninas que tentam reduzir e representar o mundo pela pena minúscula do seu umbigo temeroso, demasiado afoito a preconceitos auto-apaziguadores, profundamente castradores da liberdade própria e alheia.

Enfim, cada ser humano detém em si a alteridade, a diversidade, a dualidade, a ambiguidade, o que implica que, embora, idealmente, se almeje a unicidade de uma coerência pacificadora, esta é, fatalmente, apimentada por incongruências catalisadoras da vitalidade, que nos afastam de uma assepsia aniquiladora de qualquer impulso criativo. O cosmos abençoado pelo germen da criatividade, para o ser deveras, implica uma dinâmica caótica, irregular, embora minimamente orientada por métodos escrutinados pela racionalidade possível e desejada. E são essas irregularidades que se tornam fascinantes quando A tem a coragem de parecer B e ser C, quando C não rejeita A por ser B, quando B não faz dos seus próprios receios, medos e fobias a lupa com que avalia A e o associa a C. Enfim, quando alguém é suficientemente livre para não recear a diferença como pólo do seu enriquecimento interior....É que o medo perante a diversidade remete o sujeito, irremediavelmente, para o pavor da sua própria menoridade e estado psíquico-cognitivo imberbe, quando comparados com a superioridade de ser-se e não apenas de inscrever-se num espírito gregário unanimista despersonalizador e aniquilador da subjectividade individual......Não raras vezes, a inscrição diluidora do sujeito na amálgama despersonalizante, orientada por critérios numerológicos e tautológicos, demite-o da inscrição e, consequentemente, da expressão, do seu ser em si. Haja asas e não apenas penas inférteis- é tão triste ser-se ave e não querer-se nem poder-se voar..............................................................................................................

quarta-feira, 9 de abril de 2008

I only ask of God : : Let His Name and His Words Inspire my own self and life

Anne Geddes

Letra de outra música que adoro:

"I only ask of God
He won’t let me be indifferent to the suffering
That the very dried up death doesn’t find me
Empty and without having given my everything
I only ask of God
He won’t let me be indifferent to the wars
It is a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
It is a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
People… people… people
I only ask of God
He won’t let me be indifferent to the injustice
That they do not slap my other cheek
After a claw has scratched my whole body
I only ask of God
He won’t let me be indifferent to the wars
It is a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
It is a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
People… people… people
Solo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstro grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente
Es un monstro grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente
People… people… people"


So be it..............................................................................

Gracias a la vida, que me ha dado tanto : : Omnia vincit Amor

Os Meus Educadores-Mor sempre me Ensinaram que a gratidão é uma qualidade de almas nobres, de quem valoriza tanto o apoio que recebe de outros, de forma elevada e desinteressada, que os guarda no coração para todo o sempre. Como tal, embora estejamos num tempo em que sentimentos como este são tidos como fragilidades, eu reajo- não há maior força que a moral, não há maior poder do que aquele de quem segue o caminho da rectidão, agindo por princípio e, jamais, por interesse.
Assim, quem me ajuda ou a quem amo, em momentos difíceis da minha vida ou da deles, quem me oferece o seu ombro amigo em momentos de desventura, permanecerá, eternamente, dentro de mim, guardarei a sua imagem como se de um ídolo sagrado se tratasse, demonstrarei esse sentimento sublime, sempre, com orgulho.

Servem estes pensamentos soltos só para agradecer, do fundo do meu coração, a quem enriquece e enriqueceu tanto a minha vida com a sua Amizade enquanto Amor Sublime, alguns que junto de mim permanecem, outros já idos para outros espaços físicos ou dimensões espirituais..........Muito obrigada, também, a Quem me habituei a encarar como Parte Integrante da Componente Espiritual da minha Família: Deus, Jesus, Nossa Senhora, os Meus Protectores, Hekamiah, Mebabiah e Seiah, e os que amei e já partiram, que Estão e Estarão sempre Presentes, sempre comigo, em todos os momentos....Peço a Deus que eu saiba sempre honrar As Dádivas Sublimes que me Foram Oferecidas.....................................................................................
"Gracias, también, a la vida que me ha dado tanto!"
"Omnia vincit Amor", i.e, o Amor Vence tudo!

whose? ©


"Gracias a la vida, que me ha dado tanto.
Me dio dos luceros, que cuando los abro,
Perfecto distingo lo negro del blanco,
Y en el alto cielo su fondo estrellado,
Y en las multitudes el hombre que yo amo.
Gracias a la vida, que me ha dado tanto.
Me ha dado el oído que, en todo su ancho,
Graba noche y día grillos y canarios
Martillos, turbinas, ladridos, chubascos,
Y la voz tan tierna de mi bien amado.
Gracias a la vida, que me ha dado tanto,
Me ha dado el sonido y el abecedario.
Con él las palabras que pienso y declaro,
"Madre,", "amigo," "hermano," y los alumbrando
La ruta del alma del que estoy amando.
Gracias a la vida, que me ha dado tanto.
Me ha dado la marcha de mis pies cansados.
Con ellos anduve ciudades y charcos,
Playas y desiertos, montañas y llanos,
Y la casa tuya, tu calle y tu patio.
Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me dio el corazón, que agita su marco.
Cuando miro el fruto del cerebro humano,
Cuando miro al bueno tan lejos del malo.
Cuando miro el fondo de tus ojos claros.
Gracias a la vida que me ha dado tanto.
Me ha dado la risa, y me ha dado el llanto.
Así yo distingo dicha de quebranto,
Los dos materiales que forman mi canto,
Y el canto de ustedes que es el mismo canto.
Y el canto de todos que es mi propio canto.
Gracias a la vida que me ha dado tanto."

Violetta Parra

2º Pensamento do Dia : : Provérbio latino : : "Quem poupa os maus prejudica os bons"


Tive uma Professora de Latim que nos ensinava bastantes provérbios neste idioma primordial- nunca mais esquecerei o seguinte: "Bonis nocet qui malis parcet", i.e., "Quem poupa os maus prejudica os bons".

1º pensamento do dia : : O lenhador e o machado : : a sabedoria da experiência

Já ouviram dizer que "quanto mais depressa mais devagar"? Pois é- esta máxima é claramente ilustrada na história de um possante lenhador que, almejando, ambiciosamente, bater o record de 72 árvores derrubadas num só dia, mandou abaixo, no primeiro momento em que iniciou a matança, 70 destes verdes seres. No dia seguinte, pensando que acordando mais cedo teria mais hipóteses de concretizar o seu objectivo, cortou menos 2, i.e., aniquilou menos 2 do que no dia anterior. Ao terceiro dia, e não "conforme As Escrituras", madrugou ainda mais, mas apenas consegiu cortar 60 (boa, dizemos nós que sabemos que cada árvore é uma bóia de salvação para este planeta destruído pela ganância pessoal). Mas, voltando à lição inerente a esta historieta, o nosso lenhador, muito desanimado consigo próprio, prostrou-se sentado debaixo de uma árvore, ainda na pujança da sua vitalidade regeneradora. Passado algum tempo, ali passou um velho lenhador, cuja fragilidade física era inversamente proporcional à sabedoria provinda da experiência de vida, que lhe perguntou: : - Meu jovem, nessa sua empresa estafante, quanto tempo reservou para afiar o machado? É que o tempo que dedica a afiar o machado, ganha-o quando corta a lenha....................................................

De facto, a paciência e a perseverança são duas qualidades inerentes à sabedoria de vida.........................


whose? ©


E, por falar nisso, mas já noutro contexto, sei de uma história verídica que ilustra bem como a força da ignorância e da prepotência que lhe está usualmente adstrita é devastadora: um vizinho de uma amiga minha, sem consultar previamente um condomínio constituído por mais de 40 pessoas, foi buscar uma serra eléctrica e derrubou um pinheiro com décadas plantado no jardim do prédio, só porque, alegava a criatura, lhe obstruía a vista da sua varanda.... Este é mais um episódio que espelha bem a falta de civismo e a total ausência de formação moral, já para não falar de consciência ecológica, de criaturas deste calibre. Haja paciência para este tipo de inconsciência cívica...Mal sabe o dito indivíduo que, para além das questões éticas, incorreu numa transgressão legal, pois os pinheiros são espécies protegidas por lei.....

terça-feira, 8 de abril de 2008

Quando a arte é um crime : : A repetição da barbárie de Guillermo Vargas Habacuc

whose? ©

Acabo de receber este apelo por email que julgo pertinente publicar neste blog:

"Como muitos devem saber e até ter protestado, em 2007, Guillermo Vargas Habacuc, um suposto artista, colheu um cão abandonado de rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente de fome e sede. Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade, como os visitantes da galeria de arte presenciaram impassíveis à agonia do pobre animal. Até que finalmente morreu de inanição, seguramente, depois de ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensível calvário.
Parece-te forte?Pois isso não é tudo: a prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvajaria que acabava de ser cometida por tal sujeito era arte, e deste modo tão incompreensível Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel acção na dita Bienal em 2008.

Facto que podemos tentar impedir, colaborando com a assinatura nesta petição : http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html (não tem que se pagar, nem registar) para enviar a petição, de modo que este homem não seja felicitado nem chamado de 'artista' por tão cruel acto, por semelhante insensibilidade e desfrute com a dor alheia REENVIA ESTA MENSAGEM A TODOS OS TEUS CONTACTOS, POR FAVOR. se puseres o nome do 'artista' no Google, saem as fotos deste pobre animal e seguramente também aparecerão páginas web onde poderás confirmar a veracidade da informação.


'Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz...' Jean Anouilh

DEVIA EXISTIR ALGUÉM COM FORÇA SUFICIENTE PARA FAZER EXACTAMENTE O MESMO AO ARTISTA DE TAL CRUELDADE!"

whose? ©

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Contra a pornografia infantil online : : Against online child pornography campaign

whose? ©

Recebi este apelo que passo a divulgar:
"Está em curso uma petição online para acabar com os sites de pornografia infantil. A única coisa que pedem é para acender uma vela virtual. O objectivo é acender um milhão de velas em 4 meses. O link está mais abaixo. Eu já acendi a minha... As crianças agradecem. E o resto do mundo também: http://www.lightamillioncandles.com/
Não precisa de escrever os dados, basta pegar no fósforo e acender a vela. Muito obrigado"
Se quiser denunciar um site de pornografia infantil, clique em: http://www.cybertipline.com/; ou em: http://www.inhope.org/.
**********************************************************************
Please, do light a candle for each innocent victim of child pornography on the Internet. Let us fight against pure evil which elects helpless human beings as victims. Thank you so much..................................................



whose? ©

If you want to report a child pornography website, please, do click on: http://www.cybertipline.com/ / http://www.inhope.org/.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Com o pressuposto anterior em mente : : Parabéns


Pensamento do dia : : quando o convívio são (quase) se perdeu : : do ser ao para-ser

Martin Hill ©

No outro dia, dizia-me um taxista nascido e criado em Angola: "menina, eu vou sair deste país, já não aguento mais, sabe, nasci e cresci em Angola, estive sempre habituado ao convívio são- aqui as pessoas, geralmente, convivem por interesse e quando temos um gesto desinteressado, avaliam-no logo pelo que é costume...Quando, uma vez, cheguei de Angola, convidei todos os meus colegas e superiores para um jantar lá em casa, à boa maneira africana, a pensar no convívio, como fazzíamos lá, umas vezes na casa de um, outras na casa de outro. Sabe o que alguns deles me perguntaram no final? Perguntaram-me o que é que eu queria deles, se precisava de alguma coisa. Senti-me tão ofendido........................"

E eu respondi-lhe que, como nascida e parcialmente criada em Moçambique, também, sentia exactamente o mesmo- não gosto de generalizações, como já frisei várias vezes, pois são demasiado simplistas e injustas para as digníssimas excepções, mas que há tendências sócio-culturais dominantes em cada nação, creio que as haja.....E uma de que, logo, me apercebi, quando cá cheguei, é a de que, regra geral, as pessoas desconfiam dos gestos de simpatia e boa vontade, pensando, imediatamente, que quem os tem terá algum interesse em actualizá-los...........talvez por, já, estarem demasiado magoadas pelos actos interesseiros alheios que lhes mastigaram os sentimentos puros, deglutindo-os e transformando-os noutros mais sofisticados ou pela simples circunstância de terem sido, pura e simplesmente, ensinados a demonstrar boa vontade por interesse e não por princípio ou por genuína generosidade.

whose? ©

E, assim, perdem oportunidades únicas de serem alvo de gestos genuínos e de se enriquecerem como pessoas....Não há nada mais revigorante do que sermos alvo de um gesto autêntico de simpatia e de boa vontade de alguém, sem algum interesse envolvido, pois purifica-nos, restitui-nos a confiança no outro, limpa-nos a alma, faz-nos evoluir como seres e não como para-seres....E, já, agora, também, não há nada como ser-se autenticamente simpático e generoso, sem qualquer fito em vista- faz melhor à aura que qualquer massagem shiatsu ou terapia alternativa.........................................................

Como disse aqui uma vez, já, há algum tempo: quem confunde um diamante com um pedregulho, pelos muitos que encontrou no caminho, está, irremediavelmente, destinado a viver rodeado de pedras rugosas e com porcaria anexada............................................................

terça-feira, 1 de abril de 2008

Personalidade versus má educação pura : : Autoridade versus autoritarismo : : Liberdade versus Libertinagem

whose ©?

Ontem, ao visionar o Prós e Contras, não consegui deixar de me chocar, eu que, com o que tenho visto e ouvido durante tantos anos neste país, já só me espantarei se um pássaro vier à minha janela para me dar os bons-dias em swaili.....Então não é que se quer fazer passar por personalidade a pura má educação? Que se quer culpar um telemóvel, num clima de total desresponsabilização de adolescentes que, embora nessa condição, já têm idade e deveriam ter educação para ter outros comportamentos na sala de aula? O laxismo e o facilitismo deram azo a este status quo completamente surrealista. Confunde-se autoridade com autoritarismo, personalidade com falta de educação pura e dura, própria de "pequenos grandes tiranos" a quem os papás passaram o paradigma do "quero, posso e mando", da autocentração patológica que nada nem ninguém respeita. São, de certeza, os mesmos papás que se acham, quotidianamente, o máximo quando incorrem, diariamente, em comportamentos mínimos- que circulam a velocidades astronómicas nas nossas autoestradas e demais vias; que não páram nas passadeiras nem se virem uma criança ou uma pessoa de idade a querer passar; passam à frente de quem quer que seja nas filas dos táxis e do supermercado e ainda refilam se os chamarem à atenção; não agradecem quando alguém lhes abre uma porta, ensinam aos filhos com palavras e acções de que não há meios para atingir fins e obcecam-nos com o sucesso animalesco a qualquer custo ou simplesmente ofendem alto e bom som quem lhes impõe limites com os petizes a assistir.........

Aos professores, esses seres progressivamente desprestigiados num mundo em que os discentes, cada vez mais escudados na sua petulância caucionada por pais que almejam a todo o custo ter génios em casa (é que isto dos génios ainda não é a pedido e a maior parte deles são de uma simplicidade tocante, excluindo os neuróticos compulsivos, o que não quer dizer que todos os neuróticos compulsivos sejam génios), julgam ser o supra-sumo.

Quanta mediocridade, Meu Deus, quanto provincianismo quando queremos copiar modelos de países onde cada cidadão é verdadeiramente livre, i.e., tem plena consciência, desde petiz, que a sua liberdade acaba aonde a do outro começa e que um princípio essencial para que ela se actualize é o da responsabilidade individual....Ora tal é impossível num país onde a palavra liberdade é geralmente assumida como libertinagem.....................................

Enfim...passou-se do 80 ao 8 e ainda se admiram estas "mentes brilhantes" por o resultado dar 88% de total falta de princípios éticos fundamentais para uma orientação vivencial responsável e elevada.

Consciencializem-se, meus senhores, até psicólogos eminentes como Brazelton defendem que crianças felizes têm pais e demais educadores que sabem exercer a sua autoridade e lhes impõem limites e que, para os professores a poderem exercer, V. Exas têm o dever moral de educar os vossos filhos e não delegar essa tarefa ao exterior- a Escola deve ser um complemento e não a base, essa deveriam ser os senhores a transmiti-la, responsavelmente. Para além de que os docentes têm de usufruir de um apoio sólido de bastidores para que não tenham medo sequer de pôr um menino na ordem quando o merece, por medo de processos e demais represálias....Exercer autoridade com medo é similar a querer navegar num navio sem âncora....Ao ponto que chegámos, credo!

Ah, e isso de se responsabilizarem as novas tecnologias por lacunas profundas ao nível da orientação ética dos petizes é mesmo uma anedota- mudam-se os tempos, as tecnologias são outras, mas a essência humana, essa é sempre a mesma! Como tal, há princípios intemporais como o do respeito pelo próximo que por via oral, escrita ou digital, detém a mesma essência!