☼ All One Now ☼

By giving and sharing the best of ourselves we´ll all rise up ☼"Quando souberes o que É Éterno saberás o que é recto"
(Tau-te-King, 16)


sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Pensamento do dia: A educação, essa grande escultora

Estava a ler uma revista da qual sou leitora assídua e deparei-me com uma frase que tem tanto de simplicidade como de profundidade. E não é sempre assim? Em regra, as duas qualidades estão associadas. Claro que não me refiro à falsa modéstia, uma praga pior do que a arrogância, pois esconde-a. E ai dos incautos que não a vislumbrem!
Bem, voltando à frase:

"A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore"

Joseph Addison (1672-1719)

Obrigada, meus amigos

Nunca é demais agradecer aos nossos verdadeiros amigos pelo apoio que nos concedem, pelas palavras doces com que nos embalam, pelo ombro sempre disponível para as nossas lágrimas de tristeza e alegria, pela sua mera presença sempre leal e autêntica. Nos últimos tempos, fui abençoada com a amizade de quatro grandes almas a quem ficarei eternamente grata. Muito obrigada. Um grande abraço.

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap.: Gotama

"Govinda olhou com atenção para o monge de hábito amarelo, que em nada parecia distinguir-se de centenas de outros monges. E em breve também Govinda o reconheceu: era este. E seguiram-no e observaram-no.
O Buda seguiu discretamente o seu caminho, mergulhado nos seus pensamentos, o seu rosto calmo não era alegre nem triste, parecia rir para si mesmo, baixinho. O Buda caminhava com um riso oculto, calmo, sereno, não muito diferente de uma criança saudável, vestia-se e colocava os seus pés como todos os seus monges, com passos seguros. Mas o seu rosto e o seu passo, o seu olhar calmo e absorto, a sua mão calma e pendente, e ainda cada um dos dedos da sua mão calma e pendente falavam da paz, falavam de perfeição, nada procurava, nada imitava, respirava delicadamente numa serenidade infinita, numa luz infinita, numa paz intocável."


Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, p.35.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap: "Com os Samanas"

"(...)Em breve, Govinda, o teu amigo deixará o caminho dos samanas, que percorreu durante tanto tempo. Tenho sede, Govinda, e ao longo deste extenso caminho a minha sede não se tornou menor. Sempre ansiei por conhecimento, sempre estive cheio de perguntas. Interroguei os brâmanes, ano após ano, interroguei os Vedas sagrados, ano após ano, interroguei os piedosos samanas, ano após ano (...) Há muito que comecei e ainda não terminei de aprender isto, Govinda: que nada podemos aprender! Acredito que não existe realmente aquela coisa a que chamamos "aprender". Existe, meu amigo, apenas uma sabedoria, que está em toda a parte, que é Atman, que se encontra em mim e em ti e em todos os seres. E começo a acreditar que esta sabedoria não tem pior inimigo do que o desejo de sabedoria, que o desejo de aprender (...)
E Govinda murmurou um verso de uma Upanishad: "Aquele cujo puro espírito reflexivo mergulha em Atman,/ Inexprimível por palavras é a bem-aventurança do seu coração"(...)
Certa vez, quando os dois jovens viviam com os samanas e partilhavam os seus exercícios havia quase três anos, chegou até eles, de diversas formas e por diversas vias, uma notícia, um rumor, uma lenda: surgira alguém chamado Gotama, o sublime, o Buda, que tinha vencido em si a mágoa do mundo e feito parar a roda da reencarnação. Deslocava-se pelo país a ensinar, rodeado de jovens, sem bens, sem lar, sem esposa, usando o manto amarelo de um asceta, mas com uma fonte serena, um santo, e brâmanes e príncipes curvavam-se perante ele e tornavam-se seus discípulos (...)"


Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, pp.27-28.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap: "Com os Samanas"

"(...) Siddhartha aprendeu muito com os samanas, aprendeu a percorrer muitos caminhos que o afastavam do Eu. Percorreu o caminho da autonegação através da dor, através do sofrimento voluntário e da derrota da dor, da fome, da sede, do cansaço. Percorreu o caminho da autonegação através da meditação, através do esvaziar do espírito de todas as ideias. Aprendeu a percorrer estes e outros caminhos, mil vezes abandonou o seu Eu, durante horas e dias perseverou na negação do Eu. Mas se esses caminhos o afastavam do Eu, no final acabavam igualmente por conduzi-lo de regresso a si mesmo. Embora Sidhartha tenha escapado ao Eu mil vezes, detendo-se no nada, detendo-se num animal, numa pedra, o regresso era inevitável, não havia fuga possível à hora em que ele se reencontrava, sob o brilho do sol ou sob o brilho da lua, à sombra ou à chuva, e era novamente Eu e Siddhartha, e sentia novamente o ciclo da vida que lhe era imposto (...) "

Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, pp.23-24

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap: "Com os Samanas"

"(...) Siddhartha sentou-se direito e aprendeu a controlar a sua respiração, aprendeu a necessitar de menos ar, aprendeu a esquecer a respiração. Aprendeu, começando com a respiração, a acalmar o bater do seu coração, a reduzir os seus batimentos, até estes se tornarem escassos e quase nulos.
Ensinado pelo mais velho dos samanas, Siddhartha praticou a anulação de si mesmo, praticou a meditação, de acordo com as novas regras dos samanas. Uma garça voava por cima do bosque de bambu - e Siddhartha acolhia a garça na sua alma, voava sobre o bosque e sobre os montes, era uma garça, comia peixe, sofria a fome das garças, falava a língua das garças, morria a morte das garças. Um chacal morto jazia na areia da margem e a alma de Siddhartha penetrava na sua carcaça, era um chacal morto, jazia na praia, inchava, fedia, apodrecia, era despedaçado pelas hienas, era esfolado pelos abutres, tornava-se esqueleto, tornava-se poeira, espalhava-se pelos campos. E a alma de Siddhartha regressava, morria, apodrecia, desfazia-se em pó, experimentava a embriaguez tumultuosa deste ciclo, esperava, com renovada sede, como um caçador no seu buraco, a maneira de escapar ao ciclo, o final das origens, o início da eternidade indolor. Matava os seus sentidos, matava as suas recordações, afastava-se do seu Eu sob mil formas diversas, era animal, era cadáver, era pedra, era madeira, era água, e acordava de todas as vezes, brilhavam o sol ou a lua, era novamente Eu, misturava-se com o ciclo, sentia sede, vencia a sede, sentia sede de novo" (...)

Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, pp.22-23

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Homenagem a Dalai Lama: passagens de "Siddhartha" de Hermann Hesse

Cap: "Com os Samanas"

"Na tarde desse dia foram recebidos pelos ascetas, pelos severos samanas, e ofereceram-lhes a sua companhia e obediência. foram aceites.
Siddhartha ofereceu o seu trajo a um brâmane pobre que encontrou na estrada. Agora vestia apenas a tanga e a capa simples cor de terra. Comia apenas uma vez por dia e nada que fosse cozinhado. Jejuou durante quinze dias. Jejuou durante vinte e oito dias. A carne desapareceu das suas pernas e do rosto. Sonhos ardentes tremeluziam nos seus olhos enormes, nos seus dedos secos as unhas tornaram-se compridas e no seu queixo cresceu uma barba áspera e hirsuta. O seu olhar era gelado, quando observava as mulheres; a sua boca enchia-se de desdém, quando atravessava uma cidade cheia de pessoas bem vestidas. Via mercadores a negociar, príncipes a caminho das caçadas, pessoas enlutadas chorando os seus mortos, prostitutas que se ofereciam a ele, médicos ocupados com os seus doentes, sacerdotes a determinarem o dia para as sementeiras, amantes a amarem, mães a embalarem os seus filhos - e tudo isto nada valia a seus olhos, tudo mentia, tudo cheirava mal, tudo cheirava a mentiras, tudo fingia sentido e sorte e beleza, tudo era uma oculta podridão. O mundo tinha um sabor amargo. A vida era sofrimento.
Siddhartha tinha um único objectiivo: ficar vazio, vazio de sede, vazio de desejo, vazio de sonho, vazio de alegria e de tristeza. Deixar-se morrer, não ser mais Eu, encontrar a paz de um coração vazio, descobrir o milagre do pensamento puro, era o seu objectivo. Quando a totalidade do Eu estiver dominado e morto, quando todos os vícios e inclinações desaparecerem do coração, então despertará o mais profundo do Ser, aquilo que já não é o Eu, o grande segredo."

Hermann Hesse, Siddhartha: Um Poema Indiano, Cruz Quebrada, Casa das Letras, 2007, pp.21-22.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

1º conceito do dia: Amor

"Enganar-se a respeito da natureza do amor é a mais espantosa das perdas. É uma perda eterna, para a qual não existe compensação nem no tempo nem na eternidade: a privação mais horrorosa, que não é possível recuperar nem nesta vida... nem na futura!"
(Soren Kierkegaard)

"Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."
(Antoine de Saint-Exupéry, in "Cidadela")

"Às vezes, quando o desejo nos impele, amar é espontâneo, mas muitas vezes significa escolher amar, decidir amar. Caso contrário, o amor não passaria de emoção, de superficialidade, ou até de egoísmo, e não aquilo que é na sua essência profunda: algo que compromete a nossa liberdade." (Jacques Philippe)

"O amor é uma actividade, não um afecto passivo; é um acto de firmeza, não de fraqueza...é propriamente dar, e não receber." (Erich Fromm)

"Não confundir o amor com a paixão dos primeiros momentos, que pode desaparecer. O verdadeiro carinho cresce na medida em que os dois estão mais unidos, porque partilham mais. Mas para partilhar é preciso dar. Dar é a chave do amor. Amor significa sempre entrega, dar-se ao outro. Só pelo sacrifício se conserva o amor mútuo, porque é preciso aprender a passar por alto os defeitos, a perdoar uma e outra vez, a não devolver mal por mal, a não dar importância a uma frase desagradável, etc. Por isso o amor também significa exceder-se, fazer mais do que é devido." (J. L. Lorda)

"Apesar de raramente termos consciência disso, não há dúvida de que a necessidade mais profunda do ser humano é dar-se." (Jacques Philippe)

"O amor é inseparável da morte. Sabes que amas porque te esqueceste de que existes; porque morreste para ti mesma, para viveres naqueles que amas. Se eles estiverem bem, então tu estás bem, ainda que estejas mal." (Paulo Geraldo)

"Amar é dizer sim do fundo do próprio ser, e com todas as suas consequências à pessoa querida; ajudar a descobrir e conquistar a plenitude que a fará feliz; e tudo isto mediante a entrega de tudo o que cada um é, pode, tem, deseja, sonha... e necessita." (Tomás Melendo)

"Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos." (Santo Agostinho)

"A grande escola é o amor: as exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando a amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor faz estimar como bem próprio aquilo que é um dever."
(J. L. Lorda)

"Se uma pessoa diz a outra que a ama, a própria linguagem supõe a expressão "para sempre". Não tem sentido dizer: - Amo-te, mas provavelmente só durará uns meses, ou uns anos, desde que continues a ser simpática e agradável, ou eu não encontre outra melhor, ou não fiques feia com a idade. Um "amo-te" que implica "só por algum tempo" não é um amor verdadeiro. É antes um "gosto de ti, agradas-me , sinto-me bem contigo, mas de modo algum estou disposto a entregar-me inteiramente, nem a entregar-te a minha vida".
(M. Santamaría Garai)

"Amar é dares-te. É não pensares em ti. É não quereres saber dos teus gostos, do teu bem-estar, do teu descanso, dos teus projectos, do teu futuro, por andares muito ocupada em construir aqueles que te rodeiam. É veres nessa morte para ti mesma o sentido e a plenitude da tua existência. Quanto mais deres de ti, quanto mais te doer o teu amor, mais alegria terás. E mais paz. Porque amas mais."
(Paulo Geraldo)

"É sempre preciso amor para compreenderes o que difere de ti."
(Gide)

"Não há amor que não exija coragem. E é também certo que se o teu amor for verdadeiro - e não uma forma disfarçada de procurares a tua satisfação pessoal - terás toda a coragem de que necessitas. Tu ainda não sabes o que és capaz de fazer! Não imaginaste, sequer, aquilo que há para além da curva do medo! Tens andado a fugir... de ti e da felicidade."
(Paulo Geraldo)

"Apenas vos falta um ser, e tudo está despovoado..."
(Lamartine)


"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado."
(Madre Teresa de Calcutá)

"Os enamorados que se vêem e se falam têm a felicidade do amor; os que vivem separados têm duas felicidades: a do amor e a da esperança."
(Severo Catalina)

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa, ou como um címbalo que tine. E ainda que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e tivesse toda a fé, até ao ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor, não seria nada. E, ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse amor, nada me aproveitaria."
(Carta de S. Paulo aos Coríntios)

"Quando se quer bem a uma pessoa a presença dela conforta. Só a presença, não é necessário mais nada."
(Graciliano Ramos)

"O amor é paciente, é bondoso; a amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
(Carta de S. Paulo aos Coríntios)

"O amor não se rouba nem se compra. Não há amor verdadeiro, e portanto feliz, senão entre pessoas que dispõem livremente de si próprias para se darem à outra."
(Jacques Philippe)

"Amar não é mais que morrer em si para renascer no outro."
(Autor desconhecido)

"Assentei o amor pelos meus nessa dádiva de sangue, assim como a mãe assenta o seu amor no leite que dá. É aí que reside o mistério. É preciso começar pelo sacrifício para alicerçar o amor."
(Saint-Exupéry)

"O amor, no seu conjunto, não se reduz à emoção nem ao sentimento, que não são senão alguns dos seus componentes. Um elemento mais profundo, e de longe o mais essencial de todos, é a vontade, que tem o papel de modelar o amor no homem. Na amizade - ao contrário do que sucede na simpatia - a participação da vontade é decisiva."
(Karol Wojtyla - Amor e Responsabilidade)

"Amor e desejo são coisas diferentes. Nem tudo o que se ama se deseja e nem tudo o que se deseja se ama."
(Miguel Cervantes)

"Amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas dar-se ao outro para completá-lo."
(Lao-Tsé)

(in http://pensamentos.com.sapo.pt/amor.htm)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

1º conceito do dia: justiça

"A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida." (Eduardo Girão)

"É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não." (Sócrates)

"Sê justo com alguém e acabarás por o amar; mas, se fores injusto com ele, acabarás por o odiar." (John Ruskin)

"Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça." (Séneca)

"Faz o que for justo. O resto virá por si só." (Goethe)

"Pode-se ser cruel ao perdoar e misericordioso ao castigar." (Santo Agostinho)

"Deves temer a imprecação do oprimido, porque entre ele e Deus não se interpõe nenhum véu." (Corão)

"A criança que vive com a verdade aprende a ser justa." (Ronal Russel)

"Quem não castiga o mal ordena que ele se faça." (Leonardo da Vinci)

"A confissão das más acções é o primeiro passo para a prática de boas acções." (Sto. Agostinho)

"A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida." (Eduardo Girão)

"Depressa se arrepende aquele que julga apressadamente." (Pablio Siro)


(in http://pensamentos.com.sapo.pt/justica.htm)

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

1º conceito do dia: Amizade

Dedico esta série de máximas a dois meus grandes amigos, por coincidência, moçambicanos: o Artur e o Carlinhos. Muito obrigada, Artur, pela nobreza da sua alma, já tão rara!


"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha."
(Autor desconhecido)

"A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade."
(William Blake)

"Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado."
(Goethe)


"Alguns pensam que para se ser amigo basta querê-lo, como se para se estar são bastasse desejar a saúde..."
(Aristóteles)


"Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade."
(Emerson)


"Um amigo é uma pessoa com a qual se pode pensar em voz alta."
(Ralph Waldo Emerson, pensador norte-americano)


"Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares."
(Anne-Therese Lambert)


"Se morreres antes de mim, pergunta se podes levar um amigo."
(Stone Temple Pilots)


"Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles."
(Adam Parfrey)


"Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana."
(Michel de Montaigne)


"O amor, no seu conjunto, não se reduz à emoção nem ao sentimento, que não são senão alguns dos seus componentes. Um elemento mais profundo, e de longe o mais essencial de todos, é a vontade, que tem o papel de modelar o amor no homem. Na amizade - ao contrário do que sucede na simpatia - a participação da vontade é decisiva. "
Karol Wojtyla (Amor e Responsabilidade)


"A amizade começa onde termina ou quando conclui o interesse."
(Cícero)


"As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes. "
(Joseph F. Newton)


"Este é o primeiro preceito da amizade: pedir aos amigos só aquilo que é honesto, e fazer por eles apenas aquilo que é honesto."
(Cícero)


"Uma pessoa para compreender tem de se transformar."
(Saint-Exupéry)


"Consolamo-nos tendo muitos amigos por não termos encontrado um."
(Abel Bonnard)


"Não tenhas pressa de fazer novos amigos, nem de abandonar aqueles que tens. "
(Sólon - Político e poeta grego - 640/ 559 a.C.)


"O melhor espelho é um velho amigo."
(George Herbert)


"É mais vergonhoso desconfiar dos amigos do que ser enganado por eles."
(Jean de la Bruyere)


"Ouve o conselho de quem muito sabe; sobretudo, porém, ouve o conselho de quem muito te estima. "
(A. Graf )


"A verdadeira amizade é como a fosforescência: nota-se melhor quando tudo ficou às escuras."
(Tagore)


"Se fizeres um favor, não o recordes; se receberes um favor, nunca o esqueças."
(Autor desconhecido)


"O verdadeiro amor não se conhece por aquilo que exige, mas por aquilo que oferece. "
(Jacinto Benavente)


"Se quer ser amado, ame."
(Séneca)


"As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro."
(Provérbio chinês)


"A amizade é haver uma alma em dois corpos."
(Aristóteles)


"O vitorioso tem muitos amigos; o vencido, bons amigos."
(Provérbio mongol)


"Os amigos verdadeiros são aqueles que vêm compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados."
(Demetrio de Falera)


"A única maneira de ter um amigo é ser um."
(Ralph Waldo Emerson)


"A verdadeira amizade chega quando o silêncio entre duas pessoas parece ameno."
(Autor desconhecido)


"Substituir o amor próprio pelo amor aos outros é trocar um tirano insuportável por um bom amigo."
(Concepción Arenal)


"O comércio mistura os homens, mas não os une."
(Autor desconhecido)


"Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar."
(Alejandro Manzoni)


"O amigo é um outro eu. Sem amizade o homem não pode ser feliz."
(Aristóteles)


"A amizade do homem é frequentemente um apoio; a da mulher é sempre um consolo."
(Johann Paul Richter)


"A amizade é identificação e diferença."
(Hermann Hesse)


"Uma amizade nobre é uma obra de arte a dois."
(Paul Bouget)


"O que mais impede de ter um bom amigo é o empenho em ter muitos. A amizade quer ser antiga."
(Plutarco)


"Não sei se, com excepção da sabedoria, os deuses imortais ofereceram ao homem alguma coisa melhor que a amizade."
(Cícero)


"A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho."
(Autor desconhecido)


"Os seres aos quais servimos de amparo são para nós um apoio na vida."
(Marie Von Ebner-Eschenbach)


"Ter um inimigo comum não é bom fundamento para uma amizade verdadeira."
(Richard Stengel)


"Existe alguma coisa melhor do que ter alguém com quem te atrevas a falar como contigo mesmo?"
(Cícero)


"Estranho não equivale a inimigo, mas a amigo que ainda não conhecemos."
(Gleen)


"O maior prazer que alguém pode sentir é o de causar prazer aos seus amigos."
(Autor desconhecido)


"A verdadeira amizade é uma planta que se desenvolve lentamente."
(George Washington)


"Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças."
(James Fredericks)


"Ter amizade é uma coisa muito nobre, muito grande. Mas a amizade deve levar a ter actuações leais na vida, porque o amigo não pode ser um cúmplice. É-se cúmplice para cometer delitos, coisas vergonhosas. A amizade é para realizar, com outros, coisas boas boas a favor de outras pessoas. Se não, não é verdadeira amizade."
(Josemaría Escrivá)


"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
(Platão)


"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas."
(Bacon)


"Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência."
(André Mourois)


"Não deixes que a má erva cresça no caminho da amizade."
(Platão)


"Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão."
(Demétrio)


"Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. A minha sombra faz isso muito melhor."
(Plutarco)


"A amizade que acaba nunca principiou."
(Publius Syrus)


"A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto."
(Francis Bacon)


"Amigo é um irmão que a gente escolhe."
(Autor desconhecido)


"É difícil fazer um amigo num ano; mas, é fácil perdê-lo numa hora."
(Provérbio Chinês)


"Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta."
(E. Cunningham)


"A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome."
(Provérbio africano)


"Deus Nosso Senhor quis que eu fosse amigo do meu pai, e isto, evidentemente, evitou que tivesse más amizades."
(Álvaro del Portillo)


"A amizade é uma união de almas entre pessoas virtuosas. Porque:
- os maus têm cúmplices
- os interesseiros, sócios
- os voluptuosos, companheiros de vícios
- os ídolos, admiradores
- os políticos, partidários
- os príncipes, cortesãos"
(Autor desconhecido)


"Não abandones o velho amigo, porque o novo não será como ele."
(Bíblia)


"Não se compra a amizade de um companheiro a quem as privações vividas em comum nos ligaram para sempre."
(Saint-Exupéry)


"Nada, jamais, substituirá o companheiro perdido. Velhos camaradas não se criam. Estas amizades não se refazem: ao plantar um carvalho, é vã a esperança de pode gozar brevemente da sua sombra."
(Saint-Exupéry)


"Censura teus amigos em particular e elogia-os em público."
(Públilius Syrius)


"Quando o teu amigo atravessar alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e fá-lo ."
(Ed. Howe)


"Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade."
(Autor desconhecido)


"Um tesouro nem sempre é um amigo, mas um amigo é sempre um tesouro."
(Autor desconhecido)


"Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos."
(Saint-Exupéry)

"Não há prazer comparável ao de encontrar um velho amigo, a não ser o de fazer um novo."
(Kipling)


"A felicidade de um amigo deleita-nos. Enriquece-nos. Não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe."
(Jean Cocteau)

"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos."
(Elmer G. Letterman)

(in http://pensamentos.com.sapo.pt/amizade.htm)